Dentisteria

Home / Dentisteria

Dentisteria

Dentisteria é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pela estética e restauração de dentes. Como por exemplo: dentes com lesão de cárie, dentes fraturados, alteração da morfologia (com forma anatómica diferente- microdentes) e/ou posicionamento dentário, fechamento de espaços entre dentes (diastemas), harmonização do sorriso dentário, substituição de restaurações antigas feitas com amálgama ou fraturadas e/ou com infiltrações, simulações do resultado final pré-tratamento, etc.

Dentro dos tratamentos desta especialidade destacam-se os branqueamentos dentários a laser e/ ou com goteiras, restaurações com resinas compostas diretas e indiretas (Inlays/ Onlays), facetas estéticas e restaurações estéticas.

Marcar Consulta

A cárie é uma doença transmissível e contagiosa de origem multifatorial, tendo como principal agente etiológico a bactéria Streptococcus Mutans.
Na cavidade oral existem bactérias que transformam os restos alimentares através de um processo de fermentação, atacando os tecidos dentários, esmalte e dentina.

 

Para prevenir a cárie dentária devemos fazer:

  • Boa higienização, correta escovagem dentária e uso de fio dentário;
  • Dieta equilibrada, redução de ingestão de açúcares;
  • Utilização de flúor;
  • Aplicação de selantes.

Quando a cárie compromete apenas o esmalte e dentina, o tratamento consiste na eliminação do tecido cariado com uma margem de segurança, e na reconstrução da área afetada.
A não eliminação da cárie dentária pode colocar em risco a saúde de outros órgãos do nosso organismo.

Compósitos são resinas sintéticas, resistentes, fácil manipulação, e de boa aderência ás paredes da cavidade dentária, apresenta boa durabilidade, e excelente estética.

As suas características estéticas permitem realizar bons trabalhos. Existe uma vasta gama de tons dentários que simulam muito bem as características naturais dos dentes tais como: cor, textura, brilho, fluorescência e translucidez.

Restaurações indiretas realizadas em laboratório.
Inlay e/ ou Onlay apresentam boa resistência ás forças de mastigação, proteção contra recidivas de cárie e fácil higienização. Sendo uma boa alternativa a grandes restaurações de compósito.
Hoje em dia utilizando o sistema Cad- Cam é possível fazer e colocar um Inlay e/ ou Onlay no próprio dia.

O amálgama é constituído por uma liga metálica, o mercúrio.
Apesar de ser muito resistente ao desgaste, o risco de recidivas de cárie é menor, tem a desvantagem de ser pouco estético.

O braqueamento dentário é um tratamento dentário cada vez mais procurado por parte dos pacientes tanto jovens como jovens adultos. Os dentes com a idade vão escurecendo, tendo como principais causas o consumo de café, chá, refrigerantes e vinho tinto. Uma deficiente higiene dentária e hábitos tabágicos também contribuem para o escurecimento dos dentes.

Técnicas branqueadoras:

  • Branqueamento realizado em casa: paciente coloca o gel na moldeira personalizada;
  • Branqueamento realizado na clínica: o médico- dentista aplica o gel diretamente nos dentes podendo ou não utilizar laser.

O braqueamento dentário por ser feito em qualquer idade. Os pacientes com hipersensibilidade com cáries podem precisar de fazer tratamentos prévios. O gel branqueador só atua em superfícies dentárias naturais. Dentes com restaurações, coroas, pontes, ou facetas estéticas, o gel branqueador não atua sendo muitas vezes necessário substituir estes tratamentos após a realização do branqueamento.