Ortodontia

Home / Ortodontia

Ortodontia

Ortodontia

A palavra ortodontia vem do grego: ortho= reto e dons= dente

O que é Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que faz o diagnóstico através do estudo e da interpretação, utilizando Rxs como a Telerradiografia lateral e a Ortopantomografia, da prevenção e a da elaboração do plano de tratamento, das alterações dentárias e das disfunções dento faciais a corrigir. Isto é corrige o mau posicionamento dentário como por exemplo: dentes tortos, diastemas (espaços abertos entre os dentes), falta de espaço, agenesias (ausências de dentes nas arcadas dentárias), tração de dentes inclusos, discrepancia entre os maxilares, etc.

A ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e os ossos maxilares.

O termo técnico para estas alterações dentárias é Má Oclusão, que significa um alteração da relação de contacto oclusal entre os dentes superiores e os dentes inferiores.

Tipos de Ortodontia?
  • Ortodontia Preventiva;
  • Ortodontia Interceptiva;
  • Ortodontia Removível: aparelhos amovíveis;
  • Ortodontia Fixa: aparelhos fixos (brackets).
Benefícios do tratamento ortodontico intercepitvo?
  • Eliminação de hábitos de sução de dedo ou chupeta ou de outro qualquer objeto, hábitos de interposição de língua e/ ou lábios.
  • Permitir o desenvolvimento normal da fala.
  • Avaliar a existência de problemas respiratórios que possam afetar o crescimento da face.
  • Corrigir mordidas cruzadas.
  • Melhorar a auto imagem do paciente.

Marcar Consulta

Eliminação de hábitos de sução de dedo ou chupeta ou de outro qualquer objeto, hábitos de interposição de língua e/ ou lábios.
Permitir o desenvolvimento normal da fala.
Avaliar a existência de problemas respiratórios que possam afetar o crescimento da face.
Corrigir mordidas cruzadas.
Melhorar a auto imagem do paciente

A Má oclusão pode ter origem hereditária, isto é, transmitida de pais para os filhos. O tamanho e a forma dos maxilares e dos dentes são típicas influências familiares herdadas.
Genéticos; determinados síndromes.

  • Hábitos;
  • Chupeta;
  • Dedos;
  • Biberão;
  • Língua;
  • Lábios;
  • Roer canetas ou outro objeto;
  • Problemas respiratórios;
  • Perdas de dentes;
  • Traumatismos.

Aparelho Ortodontico Fixo – Bracketts Metálicos
Possui ótima relação custo/benefício, sendo o aparelho de eleição dos jovens e adolescentes.

Aparelho Ortodontico Fixo – Brackets Estéticos
Constituído por brackets de cerâmica imitando o tom natural da cor do dente. Está indicado para pessoas que trabalham com o público.

Aparelho Ortodontico Fixo Lingual – Brackets Linguais
Este tipo de aparelho é colado na face interna dos dentes.

 Sistema Damon®
Os aparelhos dentários tipo Damon System® consistem num aparelho fixo em que os brackets funcionam sem elásticos, por isso o nome auto ligáveis.

Principais vantagens:

  • Tratamento 50% mais rápido;
  • Consultas de controlo de 2 em 2 meses.

Invisalagan®

É um aparelho estético que utiliza um grupo de alinhadores de alta tecnologia feitos de forma personalizada. Os alinhadores são praticamenta invisíveis e reposicionam os dentes passo a passo, para conseguir o sorriso que sempre sonhou.

Invisalign® tem recursos completos;
Invisalign® é mais discreto, estando mais indicado para pessoas que lidam com o publico;
Invisalign® é mais confortável;
Invisalign® é mais rápido;
Invisalign® é fabricado pela mais alta tecnologia,
ClinCheck ® 3D permitindo ver o resultado final em 3D;
Invisalign® é personalizado;
Invisalign® tem comprovação científica mundial;
Invisalign® tem alta eficiência.

Os alinhadores de Invisalign® são transparentes e tem menos de 1milímetro de espessura. Tem de permanecer na boca 24 horas só se tiram para comer e para efetuar hygiene dentária. Não interfere com o seu estilo de vida. As pessoas nem reparam que está usar.

Os alinhadores são feitos de forma personalizada para as diferentes étapas que reposicionam os dentes passo a passo, de forma mais confortável que os outros aparelhos. Não é necessário a utilização de fios, metais nem brackets.

A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas. As consultas são de 1 a cada 3 meses. Os dentes movem-se pouco a pouco. O controlo é feito pelo software exclusivo, ClinCheck®.

O sistema de movimentação de Invisalign não tem atrito. Os movimentos são calculados por um sistema computorizado ClinCheck® que permite a visualização das étapas do tratamento. A cada 15 dias o paciente troca de alinhadores. Em casos de alinhamento e nivelamento, os resultados aparecem entre 6 e 12 meses.

 

O tratamento ortodôntico normalmente compreende um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos poderá terminar mais cedo, e noutros casos prolongar-se mais tempo do que previsto inicialmente. O tempo total do tratamento depende da severidade da má oclusão, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.

No passado, o tratamento ortodôntico era associado às crianças. O processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade. Por isso, qualquer adulto pode beneficiar dos resultados do tratamento ortodôntico.

Um especialista em Ortodontia é um médico dentista que para além de ter frequentado uma pós graduação, ou mestrado, especialização ou doutoramento em ortodontia, tem pratica especifica para diagnosticar e tratar pacientes com más oclusões.

É uma combinação da Ortodontia com a cirurgia ortognática que serve para corrigir casos severos de más oclusões e de anormalidades entre os maxilares.

O maxilar superior e o maxilar inferior são as bases onde os dentes estão alinhados. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos fixos principalmente no que diz respeito a pacientes adultos. O ortodontista, juntamente com o cirurgião maxilofacial, terão então que planear o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica reposicionando os ossos maxilares.