Periodontologia

Home / Periodontologia

Periodontologia

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária direcionada, à prevenção, ao diagnóstico, e ao tratamento das doenças periodontais que afetam o periodonto.

Marcar Consulta

Doenças Periodontais são doenças inflamatórias que afetam os tecidos do periodonto, isto é, um conjunto de tecidos como a gengiva, o osso alveolar, o ligamento periodontal, e outras estruturas responsáveis pelo manter os dentes nos maxilares.

Doenças periodontais dividem-se em dois grupos:

  • Gengivite, doença caraterizada pela inflamação da gengiva tendo como principais sintomas: sangramento gengival, edema gengival, gengiva mais vermelha, dor. É normalmente provocada por bactérias que formam a placa bacteriana mas também pode ser provocada por outros fatores como alterações hormonais, puberdade, gravidez, medicação ou por doenças sistémicas.
  • A periodontite é uma doença inflamatória crónica também provocada por bactérias que afectam o tecido periodontal, e por outros factores como por exemplo: tabaco, diabetes não controlada, etc. Apresenta os mesmos sintomas que a gengivite para além de outros sintomas como a perda óssea, recessão gengival, mobilidade dentária, migração dentária, espaço entre os dentes.

A causa mais frequente são as bactérias. Existem na cavidade oral mais de 300 tipos diferentes de bactérias e algumas delas são lesivas para a gengiva. As bactérias juntamente com restos alimentares depositam-se na superfície dos dentes formando a placa bacteriana. Quando a placa bacteriana não é removida e juntamente com o tártaro (conhecido de forma mais vulgar por “pedra”) invadem o sulco gengival que situa-se entre a gengiva e os dentes provocando uma inflamação, que se não for tratada destrói os tecidos periodontais provocando as doenças periodontais.

Se, a periodontite não for tratada, o que pode acontecer?

Se esta doença não for tratada pode provocar uma perda irreversível de osso provocando mobilidade dentária, sendo uma das principais causas de perdas de dentes nos adultos.

Principais manifestações das doenças periodontais são:

  • Sangramento das gengivas;
  • Edema das gengivas;
  • Retração das gengivas;
  • Mobilidade dentária;
  • Espaço entre os dentes;
  • Abcessos gengivais.

O tratamento destas doenças é a remoção da placa bacteriana e do tártaro, controlar os agentes causantes, tabaco, determinadas doenças sistémicas, má higiene oral, criando condições para que doença não progrida.

 Não. O sangramento é o sinal de alerta para a existência de problemas na gengiva.

Remover a placa bacteriana, o tártaro, e os fatores causantes, assim como o controlo de algumas doenças sistémicas.

Nas gengivites deve-se fazer uma boa higiene dentária e um tratamento profiláxico. Nas periodontites é preciso fazer avaliação da gravidade da doença fazendo estudo periodontal clínico, medição do sulco gengival e Rx (ortopantomografia e perapicais). No tratamento das periodontites para além de fazer – se a remoção da placa bacteriana da bolsa periodontal faz-se também uma raspagem radicular e alisamento radicular. Quando existe bolsas profundas é preciso fazer cirurgia periodontal corretiva.

Depois da doença estar controlada inicia-se a fase de controlo.

Quando a gengiva começa a sangrar de forma espontânea ou durante a escovagem dentária, o aparecimento de pús na gengiva, o mau hálito, a alteração da cor da gengiva, a retração da gengiva, e por vezes a mobilidade dentária são sintomas que devemos ter atenção.

Sim, pois ajuda a fazer a prevenção destas doenças, e de outras.