Prótese Removível

Home / Prótese Removível

Prótese Removível

Especialidade da medicina dentária responsável pela substituição de um dente ou mais dentes com restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória através de uma prótese.

Marcar Consulta

Existem dois tipos:

  • Parciais, um ou mais peças dentárias;
  • Totais, perda total de todos dentes.

 

A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica e individualizada feita sobre um molde e cujo esqueleto, estrutura, apoia sobre a gengiva e os dentes.

A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de puder ter partes metálicas pré formadas em metal para retenção, ganchos, ou redes ou barras para reforço.

A prótese esquelética tem a vantagem sobre a prótese acrílica de ser mais resistente e higiénica, ter uma menor espessura sendo mais confortável, melhor suporte. A única desvantagem em relação as prótese acrílicas é o facto de ser mais caras.

A mastigação exigirá alguma prática. Deve começar com alimentos mais suaves e cortados em pedaços mais pequenos. Deve mastigar devagar e repartir os alimentos pelos os dois lados da boca ao mesmo tempo para evitar que as prótese oscilem. Quando estiver mais habituado a mastigação, comece com outros alimentos até voltar a sua dieta normal.

As próteses podem ser feitas de modo parecerem com os seus dentes naturais para que as alterações na sua aparência sejam muito pequenas, e por isso insignificantes e quase impercetível. As próteses melhoraram a aparência da sua face assim como do seu sorriso.

Pronunciar corretamente determinadas palavras poderá levar algum tempo e exigir alguma prática. Ler em voz alta e pronunciar as palavras devagar pode ajudar. Se os problemas da fala persistirem deve consultar o seu médico dentista.

O seu médico dentista vai-lhe dar instruções sobre quanto tempo devem as próteses devem ser mantidas em boca. Durante os primeiros dias, deve estar consciente que as deve usar a maior parte do tempo, incluindo durante a noite enquanto dorme. Após o período inicial de habituação pode remover as próteses antes de ir deitar. Isto permitirá que as gengivas descansem.

Os adesivos para próteses podem proporcionar retenção adicional em prótese bem adaptadas. Estes adesivos não a solução para próteses antigas e desajustadas da sua boca, nem ser usados sistematicamente. Essas próteses podem precisar de rebasamentos ou mesmo de ser substituídas por outras novas próteses, e se não o fizerem, podem originarem feridas de alguma gravidade.

Pode danificar seriamente as suas próteses e prejudicar a sua saúde tentando fazer ajustes na mesma. Visite o seu médico dentista se a sua prótese partiu, rachou, estalou ou se um dos dentes de acrílico se soltou. O médico poderá fazer em tempo útil os ajustes ou concertos necessários.

As próteses são muito delicadas e podem partir com muita facilidade se deixarem partir. Ao fazer a sua higienização deve-se colocar uma toalha no lavatório. Quando não estiver a usar as suas próteses mante-as afastadas de crianças ou animais domésticos guardadas numa caixa. Tal como os dentes naturais, as próteses também devem ser escovadas diariamente para remover depósitos de alimentos e placa bacteriana. Escovagem ajuda a prevenir que as próteses fiquem com aspeto sujo, e a manter o seu hálito fresco e saudável. É preferível que use escovas próprias para prótese ou uma escova de dentes de cerdas macias. O seu médico dentista poderá recomenda-lhe produtos específicos para a higienização de próteses que poderá comprar na farmácia.

Com o passar do tempo vão precisar de ser reajustadas ou feitas umas novas devido ao desgaste do uso normal. As próteses poderão ser substituídas quando começam a ficar soltas na boca ou apresentarem um significativo desgaste dos dentes. As próteses começam a ficar desadaptadas porque a sua boca vai naturalmente alternado com a idade perdendo osso e gengiva. Próteses ajustadas que causam irritações constantes após um longo período podem contribuir para o aparecimento de lesões, pelo que não deve usar uma prótese que não esteja adaptada.

O seu médico dentista deverá aconselhar essa periodicidade. Consultas periódicas de controlo são muito importantes. Nessas consultas médico dentista examinará sua boca para certificar-se que as suas próteses continuam completamente adaptadas, e se existe sinais de outras doenças, incluindo o cancro oral.